segunda-feira, 24 de março de 2008

Desmistificação de um ataque

por:Estevão


Sobre um post publicado no seu blog "Falsitatis": encontrei na net as verdadeiras palavras de Dom Tissier. A citação foi falsificada! Espero que Alessandro Lima não seja o autor da falsificação, mas apenas a tenha copiado de alguém pouco confiável, tenha "esquecido" de citar a fonte e não tenha se preocupado em conhecer a verdade antes de se atirar ao teclado para proferir sentenças (e isso tudo já é bastante desonestidade intelectual, convenhamos!). Mas se foi ele mesmo quem falsificou a citação, então...
Lembremos primeiro o que Alessandro Lima afirmou que Dom Tissier havia dito:
Vamos agora ao que foi verdadeiramente dito:
SH: When you say “has professed,” do you mean he still does?
HL: No, but he has never retracted his errors.
SH: But My Lord, if he has not retracted them, does he not still retain them? Of what are you speaking? Can you be more specific? I must admit I am no theologian and I have not read any of his works. Was this when he was a cardinal?
HL: It was when he was a priest. When he was a theologian, he professed heresies, he published a book full of heresies.
SH: My Lord, I need you to be more specific, so we can examine the matter.
HL: Yes, sure. He has a book called Introduction to Christianity, it was in 1968. It is a book full of heresies. Especially the negation of the dogma of the Redemption.


SH: In what sense, My Lord?

HL: He says that Christ did not satisfy for our sins, did not – atone – He, Jesus Christ, on the Cross, did not make satisfaction for our sins. This book denies Christ’s atonement of sins.

SH: Ah, I’m not sure I understand…

HL: He denies the necessity of satisfaction.

SH: This sounds like Luther.

HL: No, it goes much further than Luther. Luther admits the sacrifice…the satisfaction of Christ. It is worse than Luther, much worse.

SH: My Lord, I must return to the beginning of this line of questioning: are you saying he is a heretic?

HL: No. But he has never retracted these statements.


Não é suficientemente claro? Pior, muito pior do que a heresia de Lutero, é a heresia que o jovem Ratzinger escreveu em um dos seus livros! A citação feita for Alessandro Lima simplesmente foi falsificada! Sumiu o "it" e surgiu um "Bento XVI"!

continuação................

Voltei para explicar mais detalhadamente o que disse acima. Ainda que as palavras de Dom Tissier sejam muito claras, alguém não as distinguiu bem e gerou confusão; por isso vou me esforçar para deixar aquela frase bem mastigadinha, para que ninguém que venha a ler meu comentário anterior sofra com a digestão.

Na frase "Isso soa a Lutero" há uma metonímia bastante clara: o autor pela sua obra. O próprio "soar" ("sound" tem a mesma origem no latim) é uma metáfora já cediça: soar é emitir ruído, mas adquiriu o sentido de "parecer-se com". São figuras de linguagem que se aprendem no colégio. "Isso soa a Lutero" nada mais é do que "Isso se parece com a obra, o pensamento, ou a doutrina de Lutero". Observando o contexto da entrevista, poderíamos reescrever a frase desta maneira: "Isso se parece com os erros de Lutero". Não é à pessoa de Lutero que o entrevistador se referiu, mas a algum "luteranismo". Também não pode uma pessoa parecer-se com a doutrina de Lutero! A doutrina do jovem teólogo Ratzinger é que se parece, para o entrevistador, com a do pregador de Wittenberg. E é o erro daquele Ratzinger que o entrevistado diz ser pior que o de Lutero.

5 comentários:

$.o.$ disse...

Ola pessoal

Como Vai Lefebvre

Já voltou para a Igreja.

Quem segue um scomungado esta fora da Igreja, e fora dela

Não Há salvação.

Cuidado

Leandro disse...

Ao anônimo respondo, talvez! Mas será mais grave do que confraternizar com protestantes e aceitá-los sem convertê-los?

E Lutero? Voltou para a Igreja?

Quem confraterniza com hereges se torna um deles.

Fora da Igreja não há salvação

Cuidado

Equipe Décor disse...

Se fora da Igreja não há salvação, por quê temos que "respeitar" as outras religiões que contêm "elementos de salvação"? Pelo menos, é o que ensina o CVII...
Quanto a Msr. Lefebvre... com Sto. Atanásio aconteceu a mesma coisa... foi excomungado por ser contra a "Igreja Oficial", que se rendia ao arianismo... deu no que deu. Aguardemos...

Sto Atanásio, rogai por nós e defendei-nos dos legalistas modernos, pois, desses sim, a salvação está bem longe.

Fausto

Ricardo disse...

Esse deve ser da turma do Prof. Alessandro e cia.

Daveslley Oliveira Cardoso disse...

Que São Pio X interceda por nós, pois, infelizmente, o Brasil é o país que tem mais teólogos por metro quadrado. Se o falsitatis splendor se diz conservador, até o Monsenhor Anibale Bugnini e Albert Pike ( hereges e maçons)o são.
Mas, lembrem-se, prezados, que os teólogos piqueteiros do Brasil são de nível...de nível...advinharam o nível?